São-joseenses de Ensino Médio estadual criam impresso comunitário 14-Dec-16

Estudantes do Tarsila do Amaral fizeram matérias, fotos, venderam anúncios, editaram e agora distribuem o Jornal Despertar, projeto premiado pelo Sebrae-PR

Vitor de Oliveira e Ellen Magalhães escreveram sobre voluntariado e gastronomia

A forma de pensar e ver o dia a dia dos bairros Roseira/Vila Nova não será mais a mesma para um grupo de 16 alunos secundaristas do Colégio Estadual Tarsila do Amaral, de 15 a 17 anos, participantes de um programa de empreendedorismo nas unidades públicas, incentivado pelo Sebrae-PR. Empreender na área de Comunicação Social traz como grande diferencial o envolvimento em repensar a coletividade e o papel de cidadania, como vivenciaram os estudantes que aceitaram o desafio de lançar um impresso de distribuição gratuita, intitulado Jornal Despertar.

Este projeto piloto teve diferentes fases que são as demandas diárias de grandes veículos da imprensa, como a organização de equipes de editoração, publicidade, reportagem, fotografia, diagramação, administrativo, revisão e entrega. A iniciativa teria sucesso mesmo que a proposta fosse apenas uma apresentação virtual, no computador, mas os jovens tornaram realidade uma edição de oito páginas em formato standard.

“Sempre acreditamos no potencial dos alunos, mas ver o projeto de forma que a gente possa literalmente pegar nele e ler as matérias que trazem o cotidiano dos estudantes, com informações quanto ao lixo, obras, violência, meio ambiente, entre outros temas comunitários, nos deixa com uma sensação de sucesso que não tem preço”, destaca o professor e coordenador da proposta, Filipe Camargos.

Vitor Hugo de Oliveira foi um dos responsáveis pela página Comunidade e escreveu sobre uma ação social de recolhimento de roupas contra o frio. “Utilizamos as redes sociais para divulgar a campanha de inverno, mas deu para sentir que entregar um jornal realmente tem mais peso. Também foi muito interessante notar todo o trabalho antes de ir para a rua quando nos dividimos e separamos o que cada um deveria fazer”, lembra Vitor de Oliveira, que reside no bairro Vila Nova.

A editoria de Gastronomia foi escrita por Ellen Magalhães e suas colegas. “Uma fonte foi a minha mãe. Eu pesquisei na internet e mostrei a ela que nos deus dicas sobre os pratos e chegamos a experimentar uma das opções”, comenta Ellen Magalhães, moradora no bairro Estrada da Roseira.

“O protagonismo foi alcançado. Estão de parabéns e com certeza o envolvimento de leitura, escrita e assuntos dos bairros não será esquecido” elogia a diretora assistente do núcleo regional da Educação da área metropolitana, Inês Carnieletto, que trouxe a novidade de que o Jornal Despertar é Prêmio Educação Empreendedora Paraná 2016.

“Pensamos em expandir o Jornal Despertar como conteúdo digital e os alunos já começaram a trabalhar blog, site e Facebook. Agradecemos o apoio da direção do colégio, por meio da Chayane Rocha e Karin Mesquita, e a dedicação voluntária de profissionais da área como a relações públicas Renata Teixeira e a publicitária Sofia Burakowski”, diz Filipe Camargos.


Prêmio Sebrae Educação 2016
O Prêmio Sebrae Educação Empreendedora no Paraná foi concebido com o intuito de reconhecer as melhores práticas e resultados em Educação Empreendedora, premiando e disseminando métodos de destaque adotados em todos os níveis da rede de ensino paranaense. Em sua primeira edição, o prêmio tem como principal objetivo valorizar professores, diretores, prefeitos e profissionais da área de educação envolvidos com a Educação Empreendedora, dando notoriedade aos esforços e realizações que obtiveram nesta área.


10 Comportamentos Empreendedores
O projeto do Sebrae com as escolas estaduais visa o incentivo e propagação das seguintes características comportamentais: 1 - busca de iniciativas; 2 - persistência; 3 - correr riscos calculados; 4 - exigência de qualidade e eficiência; 5 - comprometimento; 6 - busca de informações; 7 - estabelecimento de metas; 8 - planejamento e monitoramento sistemático; 9 - persuasão de rede de contatos; 10 - independência e auto confiança.


PautaSJP.com